Controle de Pragas e Serviços Técnicos

Nº CEVS: 355030890-812-000010-1-5

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Novidades

A Nikkey Controle de Pragas, reservou para este ano uma ação de responsabilidade social para o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Ricardo no PROERD

Portanto, no último dia 23 de maio, os alunos da EE Leonel Brizola, do Jardim Lucélia e os alunos da EMEF Plínio Salgado, do Jardim Eliana, bairros carentes do extremo sul da Zona Sul da cidade de São Paulo, receberam a visita de Ricardo Nunes que, juntamente com o Soldado do 27º BPM/M - Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, Ana Flávia, entregaram camisetas do PROERD para cerca de 500 crianças da turma do primeiro semestre de 2008 que participaram do Programa.

O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. O Programa ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

São realizadas palestras nas escolas, com policiais fardados, mostrando os efeitos das drogas e, o principal: “Ensinar como elas devem fazer para manter-se longe delas", diz Ana Flávia. Com isso, os alunos desenvolvem uma atitude positiva em relação às autoridades e também o respeito pelas leis.

Ricardo no PROERD

“Nós queríamos canalizar para este ano a parte social em relação à prevenção de drogas. Assim, quando fomos contatados pela BPM/M sobre este Projeto, aceitamos na hora ajudá-los", completa Ricardo.

O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. - Drug Abuse Resistance Education. Dados estatísticos mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros Estados brasileiros.

Os instrutores do PROERD são voluntários, cuidadosamente selecionados e muito bem treinados, tornando-os envolvidos com o programa. O instrutor também prepara reuniões com os pais e professores e orienta sobre como reconhecer sinais de uso de drogas nos filhos e como melhorar a comunicação familiar.

As lições aplicadas têm por objetivo desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. Os voluntários, como é o caso do Soldado Ana Flávia, vão uma vez por semana na Escola e fazem uma palestra de 1 hora/aula, na qual expõem os perigos das drogas, começando pelo cigarro e maconha, passando pelas bebidas alcoólicas e os inalantes (como cola de sapateiro, lança-perfume e outros). E Nas duas últimas aulas, então, os alunos aprendem dicas de como evitar as más influências de “amigos" e como fazer para dizer não às drogas.

Ricardo no PROERD

“No final, os alunos fazem uma redação sobre o que entenderam das palestras e incentivamos que eles escrevam o que querem ser no futuro. Isto é importante, pois assim eles vão crescendo pensando em ser alguém, ter uma boa profissão e ficar longe das drogas, já que agora sabem que no início parece gostoso, bom de experimentar, mas depois vêm as terríveis conseqüências", conclui Ana Flávia.

A melhor redação de cada Escola, ganha um brinde. Desta vez, os ganhadores foram: Felipe da Silva Ferreira, 10 anos, 4ª série B, da EE Leonel Brizola e Janaine da Silva Paulino, 10 anos, 4ª série B, da EMEF Plínio Salgado. O prêmio é um ingresso vitalício do Teatro Humboldt, o que é interessante, pois além de conscientizar estes alunos a ficarem longe das drogas, ainda vai dar a eles a oportunidade de adquirirem cultura.

O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia. Mas isso não é difícil, já que todos que amam seus filhos, querem vê-los com saúde perfeita e longe das drogas e violência. Droga é como alguém que cai num buraco. Cair é fácil. Basta estar bem perto e já corre o risco. Mas para sair, é difícil: será preciso muito esforço daquele que caiu e de outros para conseguir retirá-lo de lá. Portanto, prevenção sempre será o melhor remédio.

Home   |   Mais Novidades

©2008 Nikkey Controle de Pragas e Serviços Técnicos Ltda.

Matriz: Rua Professor Otávio Guimarães, 47, Interlagos, São Paulo - SP - Fone: (11) 5545-9958