Controle de Pragas e Serviços Técnicos

Nº CEVS: 355030890-812-000010-1-5

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Unidades

Guarulhos - SP (Aeroporto de Cumbica)

Guarulhos foi fundada no aldeamento dos índios Guarus pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva em 08 de dezembro de 1560, sob a denominação de Nossa Senhora da Conceição, para servir como elemento de defesa do povoado de São Paulo.

Em Tupi, Guaru significa o indivíduo que come, o comedor, em alusão ao formato do peixe desse nome, cuja parte ventral é proeminente. Então, para Teodoro Sampaio, os índios guarus tinham esse nome por serem barrigudos. Em contato com a língua do colonizador a palavra guaru foi aos poucos se alterando até resultar em Guarulhos.

Em 1590, Afonso Sardinha descobriu minas de ouro, que trouxeram crescimento econômico à região. Entre os séculos XVII e XVIII os sesmeiros se dedicaram à agricultura e à mineração e, como atividade de apoio, criavam gado vacum e cavalar. Havia, ainda, os engenhos de açúcar que produziam álcool e aguardente.

Devido a grande disponibilidade de recursos naturais, madeira e pedra, e do grande número de olarias, com produção de tijolos destinados às crescentes edificações da capital, no final do século XIX Guarulhos precisava de uma estrada de ferro para servir a região.

A estrada de ferro foi inaugurada em 1915, com o chamado Ramal Guapyra - Guarulhos, o trem da Cantareira. Foram construídas cinco estações: Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Vila Augusta e Guarulhos, além do prolongamento até a Base Aérea.

A estrada de ferro trouxe também energia elétrica, rede telefônica, indústrias, atividades comerciais e serviços de transporte de passageiros.

Na década de 40 chegaram ao Município indústrias do setor elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros.

A cidade cresceu e, atualmente, Guarulhos ocupa uma área de aproximadamente 320 km². É a segunda cidade paulista em população: aproximadamente 1,3 milhões de habitantes, e em geração de riqueza, sendo o nono PIB do país.

A cidade de Guarulhos possui localização privilegiada para atividades voltadas ao comércio exterior e ao turismo de negócios. Fica a apenas 17km do centro de São Paulo. O município é cortado por três importantes rodovias e abriga o maior aeroporto internacional da América do Sul: Cumbica.

Contato:
Rodovia Hélio Smidt,s/nº
Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Terminal de Carga - Prédio Teca - Térreo
CEP: 07191-100 - Guarulhos - SP.
Tel: (11) 2445-5693 / 2445-5694
E-mail: cumbica@nikkey.com.br
gru@nikkey.com.br

Fonte:
http://www.guarulhos.sp.gov.br
http://www.wikipedia.org

©2008 Nikkey Controle de Pragas e Serviços Técnicos Ltda.

Matriz: Rua Professor Otávio Guimarães, 47, Interlagos, São Paulo - SP - Fone: (11) 5545-9958