Controle de Pragas e Serviços Técnicos

Nº CEVS: 355030890-812-000010-1-5

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Unidades

Rio de Janeiros - RJ

Na segunda expedição exploratória portuguesa, o comandante Gaspar Lemos chegou à baía em janeiro de 1502, e acreditou que se tratava de um rio, sendo assim, nomeou-o Rio de Janeiro.

Durante anos a cidade serviu como porto para parada de aventuras marítimas. Apenas em 1530 foi enviada por Portugal uma expedição para colonizar a área. No final do século XVII a descoberta de ouro no estado de Minas Gerais transformou o porto do Rio de Janeiro na principal saída do minério, acarretando na transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763.

Perante a ameaça de invasão de Napoleão, a família real portuguesa refugiou-se no Rio de Janeiro modificando a rotina da cidade. Com o declínio da exploração de ouro surgiu o café como o novo produto de exploração. Sendo assim, o Rio de Janeiro manteve a sua função. No entanto, em 1889, a abolição da escravatura e colheitas escassas interromperam o progresso. Este período de agitação social e política levou à Proclamação da República. O Rio, então chamado Distrito Federal, continuou sendo o centro político e a capital do País, e assim se manteve até 1960, quando o governo foi transferido para Brasília.

Grande parte da economia atual do Estado do Rio de Janeiro se baseia na prestação de serviços em áreas como telecomunicações, audiovisual, tecnologia da informação, turismo, turismo de negócios, ecoturismo, comércio, além de sediar grande parte das operadoras de telefonia e grandes cadeias de lojas como Americanas, Ponto Frio e Casa e Vídeo.

A área da indústria representa 37,5 do PIB da região graças às indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, gás-química, petroquímica, naval, automobilística, audiovisual, cimenteira, alimentícia, mecânica, editorial, têxtil, gráfica, de papel e celulose, química, farmacêutica, de extração mineral, extração e refino de petróleo, química e farmacêutica.

Estão sediadas no Rio de Janeiro as maiores empresas do País, incluindo a maior companhia brasileira, a Petrobras. Além dela, Shell, Esso, Ipiranga e El Paso mantêm suas sedes e centros de pesquisa no Estado. Juntas, todas estas empresas produzem mais de 4/5 dos combustíveis distribuídos nos postos de serviço do País.

Com 6 milhões de habitantes numa área correspondente a 1.255,3 km², extensão litorânea de 246,22 km² e área verde de 325,6 km², o Rio de Janeiro possui vários cartões postais, que renderam à Cidade o título de Cidade Maravilhosa. Entre eles o Cristo Redentor que foi eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. E a escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado - o Cristo, que em 2008 completa 77 anos, é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca.

Contato:
Rua Santo Cristo, 103
Bairro: Santo Cristo
CEP: 20220-302 - Rio de Janeiro - RJ.
Tel: (21) 2223-2947 / 2253-0429
E-mail: rio@nikkey.com.br

Fonte:
http://www.riodejaneiro-turismo.com.br
http://www.wikipedia.org
http://www.rio.rj.gov.br

©2008 Nikkey Controle de Pragas e Serviços Técnicos Ltda.

Matriz: Rua Professor Otávio Guimarães, 47, Interlagos, São Paulo - SP - Fone: (11) 5545-9958