Controle de Pragas e Serviços Técnicos

Nº CEVS: 355030890-812-000010-1-5

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Unidades

Santos - SP

Em 1502 já havia navios aportando na baía de Santos. Em janeiro de 1503, o feitor Braz Cubas chegou junto com a expedição portuguesa de Martim Afonso de Souza à região.

Escolhido o sítio denominado Enguaguaçu, no acesso do canal de Bertioga, logo se formou um povoado, motivo para a construção de uma capela e do primeiro hospital da América Latina, a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, que originou o nome Santos.

Apenas em 1546, Santos foi elevada à categoria de Vila, dando, assim início a colonização da capitania de São Paulo.

O porto de Santos iniciou-se por influência do feitor Braz Cubas. Foi dele também, a idéia de transferir o porto da baía de Santos para o seu interior, em águas protegidas, inclusive do ataque de piratas, contumazes visitantes e saqueadores do povoado.

A inauguração oficial do Porto de Santos aconteceu em 2 de fevereiro de 1892, quando a então CDS - Companhia Docas de Santos, entregou à navegação mundial os primeiros 260m de cais, na área do Valongo e nesta data atracou o vapor Inglês “Nasmith”.

Esta inauguração foi marco de uma nova fase para a vida da cidade, pois os velhos trapiches e pontes fincados em terrenos lodosos, foram sendo substituídos por aterros e muralhas de pedra. Uma via férrea e novos armazéns para guarda de mercadorias compunham as obras do porto que estava “nascendo”.

A expansão da cultura do café mostrou-se necessária à ampliação e modernização das instalações portuárias, para que o café pudesse ser exportado em maior escala e rapidez.

No aspecto econômico é a maior cidade do litoral de São Paulo. Desenvolve o comércio, turismo, pesca, mas a principal atividade é gerada pelo Porto.

Atualmente, o Porto de Santos, movimenta, por ano, mais de 60 milhões de toneladas de cargas diversas, número inimaginável em 1892, quando operou 125 mil toneladas. Com 12 km de cais, entre as duas margens do estuário de Santos, o Porto entrou em nova fase de exploração, com arrendamento de áreas e instalações à iniciativa privada, mediante licitações públicas.

A cidade de Santos está localizada no litoral de São Paulo, a 72 km de distância da capital.

Contato:
Rua General Câmara, 242
Bairro: Centro
CEP: 11010-122 - Santos - SP.
Tel: (13) 3222-5238 / 3222-8365
E-mail: santos@nikkey.com.br

Fonte:
http://www.portodesantos.com.br
http://www.wikipedia.org


©2008 Nikkey Controle de Pragas e Serviços Técnicos Ltda.

Matriz: Rua Professor Otávio Guimarães, 47, Interlagos, São Paulo - SP - Fone: (11) 5545-9958